Play by Forum
Seja bem vindo ao Play by Forum!

Espírito do Século - resumo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Espírito do Século - resumo

Mensagem  Gracilariopsis em Qua Set 26, 2012 7:54 pm

Resumo das regras – Espírito do Século

Rolagens
- Todas as rolagens são feitas com 4dF somando-se os resultados ao valor da perícia usada, e comparando o valor com uma dificuldade fixa ou com o valor obtido pelo oponente. As perícias da ficha valem:
excepcional: +5
espetacular: +4
ótimo: +3
bom: +2
razoável: +1

- Se o resultado for igual ou maior que a dificuldade, você tem sucesso. Os sucessos que excedem esse valor são chamados de Ampliações. Uma ampliação pode ser usada para:
Reduzir o tempo para se realizar uma tarefa;
Aumentar a qualidade do resultado;
Aumentar a sutileza (tornando algo mais difícil de detectar).

Aspectos
- Aspectos são características que definem o que o personagem é, e podem ser usados tanto a favor quanto contra um personagem:
Invocar Aspecto: o personagem convence o Mestre que o Aspecto é utilizável, gasta um PD (Ponto de Destino) e escolhe entre:
rolar novamente os dados;
somar +2 ao resultado;
fazer uma pequena “edição” ao cenário (ex: usar o aspecto “eu conheço um cara” para encontrar um contato);
usar aspectos da cena ou de outros personagens, quando interagir com eles;
Marcar Aspecto: invocar um Aspecto que não é seu
se a rolagem for muito boa, ele pode marcar um Aspecto sem gastar PD. Só pode ser usado imediatamente após o Aspecto entrar em cena; essa marcação pode ser passada para outro personagem se for coerente (ex: um pugilista DESEQUILIBRA o alvo e passa a vantagem de +2 para o próximo a bater nele);
marcando com gasto de PD: o PD vai para o personagem alvo no final da rodada;
ao invés de marcar um aspecto para conseguir um bônus, o aspecto pode ser marcado para se conseguir um efeito em outro personagem. O personagem gasta um PD e cria uma situação onde o Mestre poderá FORÇAR o Aspecto marcado (ver abaixo), e se o Mestre aceitar a marcação forçando esse Aspecto, o alvo é obrigado a aceitar ou gastar um PD para sair da situação. Ele não ganha o PD gasto pelo personagem que marcou o Aspecto.
Adivinhar Aspecto: o personagem está chutando. Se isso chegar perto o suficiente de um Aspecto que o alvo tenha, deve ser aceito pelo Mestre. Se o chute não revelar nada de importante da cena, o personagem não perde o PD, mas se revelar, o PD será gasto, mesmo que ele não tenha conseguido adivinhar o Aspecto, pois ele descobriu algum tipo de segredo ou característica importante do alvo ao tentar adivinhar o Aspecto.
Forçar Aspecto: quando um Aspecto puder criar problemas para o personagem, o Mestre pode forçá-lo. Nessas circunstâncias, o personagem escolhe gastar um PD para ignorar o aspecto, ou sofre as consequências e recebe em troca um PD.
negociando ao forçar: o Mestre pode não lembrar do Aspecto do personagem. Se julgar apropriado, o jogador pode lembrar o Mestre do Aspecto; o Mestre pode aceitar e forçar o Aspecto, ou adiar por qualquer razão;
se o personagem usar o Aspecto sem que seja forçado, com consequências negativas, deve ganhar um PD por isso;
quando dois Aspectos conflitantes estiverem em jogo, o personagem deve aceitar um e pagar pelo outro (não gastando nem recebendo PD), mas se ele conseguir agir de acordo com ambos, ele receberá 2 Pds;
agravamento: em situações raras de tensão ou drama, o Mestre pode agravar um Aspecto (regra opcional). Quando o personagem pagar para se livrar de um Aspecto, o Mestre pode provocar ele oferecendo mais um PD e dizendo “tem certeza?” Se aceitar, receberá 2, ou terá de pagar 2. Isso pode chegar a no máximo 3PDs. Os jogadores podem provocar o Mestre para ele agravar, com um “eu não vou ceder por apenas um PD”.

Ações
- Ações simples: jogadas contra uma dificuldade fixa determinada pelo Mestre (+0 para coisas corriqueiras);
- Disputas: ambos rolam os dados e o valor mais alto vence; no empate ambos conseguiram, mas dependendo da situação é necessário rolar de novo para desempatar;
- Conflitos: oposição de dois ou mais personagens que não pode ser resolvida com apenas uma rolagem.

Conflitos
- Cena: definida em zonas. Personagens na mesma zona podem se tocar, personagens a uma zona de distância podem arremessar coisas uns nos outros, e personagens a duas ou três zonas de distância podem atirar uns nos outros;
- Grupos: capangas se dividem em grupos igual ao número de oponentes, sendo que NPCs ou personagens podem se juntar a um grupo de capangas para obter os benefícios do grupo (ver abaixo);
- Iniciativa: age primeiro quem tiver mais pontos em prontidão (ação física) ou empatia (ação social); empates são resolvidos com Determinação, e para empates subsequentes, age primeiro quem estiver mais a direita do Mestre;
- Ataques: na sua vez, o personagem age, rolando ação simples ou disputa:
se vencer: cada Ampliação causa um nível de tensão, que pode ser física (vitalidade) ou social e mental (autocontrole). Marcar esses níveis de tensão funciona assim:
dano de 1 ponto: [x][_][_][_][_], seguido de
dano de 3 pontos: [x][_][x][_][_], seguido de
dano de 3 pontos: [x][_][x][x][_], etc, enquanto tiverem quadrados vazios.
- o personagem pode optar por não marcar o dano, mas sofrer uma consequência;
- se não houver mais quadrados para marcar, ele deve sofrer uma consequência; a pessoa que sofreu a consequência a descreve, de forma adequada ao conflito, e o Mestre decide se é razoável. A primeira Consequência é leve, a segunda é moderada, e a terceira é grave; elas podem ser usadas como qualquer Aspecto. Após 3 consequências, o personagem é derrotado;
- consequências leves são removidas assim que o personagem sentar e tomar fôlego por alguns minutos;
- consequências moderadas são removidas com uma noite de sono ou um grante período de relaxamento;
- consequências graves precisam de descanso substancial, mas são sanadas antes da próxima aventura (sessão de jogo) começar.
- Derrota: o oponente decide como o personagem perdeu, com as seguintes regras:
efeito limitado ao personagem derrotado;
limitado ao foco do conflito;
coerente com o alvo.
o personagem derrotado pode gastar todos os PDs restantes (mínimo 1) para pedir um resultado diferente.
- Concessões: quando o personagem sofre uma consequência, ele pode oferecer uma concessão, ou seja, se render. O atacante pode ou não aceitar a rendição. Ao aceitar uma concessão, o personagem rendido perde, mas determina as condições de sua derrota.
- Manobras: tentativas de mudar a situação afetando o ambiente ou outras pessoas sem causar dano ou forçar o alvo:
- sem competição: ação simples
- para alterar uma cena: dificuldade variável, pode gastar PD
- visando outro personagem: é necessário conseguir pelo menos uma ampliação, e pode colocar um Aspecto temporário no alvo. Esse Aspecto pode ser marcado uma vez sem gastar PD (caso tenha sido aceito pelo alvo)
Aspecto Temporário Frágil: dura uma só marcação (exemplo: mirar o alvo)
Aspecto Temporário Pegajoso: dura várias marcações
Capangas
- Qualidade: determina quantos quadrados de tensão aguentam (razoável = 1 quadrado; bom = 2 quadrados; ótimo = 3 quadrados). A tensão é aplicada de forma sequencial em todos os quadrados e o dano que ultrapassa é aplicado ao próximo do grupo;
- Quantidade: número total de capangas; agindo em grupos, onde cada grupo conta como um personagem; (2 ou 3 = bônus de +1; 4 a 6 = bônus de +2; 7 a 9 = bônus de +3; + de 10 = bônus de +4)
- Grupos mistos: personagens agindo com o grupo de capangas recebem o bônus do grupo e o dano é aplicado primeiro aos capangas. Entrar e sair do grupo é ação livre.
Extravazar: se ao derrotar um grupo de capangas, sobrar ampliações, o personagem pode usá-las imediatamente em uma ação, desde que não seja um ataque ou manobra ofensiva (ex: se mover para outra zona ou fugir)
Virada: efeito especial que ocorre sempre que houver 3 ampliações ou mais. Em combate, quando um personagem se defende por 3 ou mais ampliações, ele aplica um bônus ou penalidade à próxima ação que ocorrer.

Façanhas
Usadas para: ganhar +2 numa rolagem de perícia, substituir uma perícia por outra, usar uma para complementar outra. Algumas exigem gasto de PD;

Perícias
Usar duas: +1 se o valor da segunda for maior; -1 se o valor for pior;
Análise: descobrir um aspecto existente, permitindo uma marcação de graça imediatamente a seguir;
Declaração (conhecimento): permite colocar um Aspecto temporário na cena, marcando de graça imediatamente a seguir.
avatar
Gracilariopsis
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 238
Idade : 42
Localização : São Paulo
Pontos : 305
Reputação : 3
Data de inscrição : 25/12/2008

Ver perfil do usuário http://rpg-pbf.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum